Sob um ponto de vista estratégico, é possível observar que independente da natureza de uma organização, todas possuem um público alvo. E no caso das Organizações Militares, não é diferente. A atividade de Relações Públicas é uma forma de Organizações desta natureza se comunicarem com o seu público, utilizando ferramentas como notícias, discursos, eventos especiais, materiais impressos e audiovisuais, materiais de identidade corporativa, logotipo, perfis em redes sociais, entre outros. Os objetivos das relações públicas dentro de uma organização, referem-se ao desenvolvimento de bons relacionamentos com o público externo, bem como, produção ou a manutenção de uma boa imagem institucional junto a esses; além de, evitar e banir boatos e eventos que vão contra os princípios da organização.
Tem-se o fato de que, com a mudança forçada na rotina de milhares de pessoas no mundo em função da pandemia do COVID-19 as redes sociais tem sido fonte de busca de informações e entretenimento para a população mundial. Há alguns anos não era comum as pessoas utilizarem o aparelho celular com a frequência que se vê atualmente, principalmente para o acesso às redes sociais. Segundo dados estatísticos do IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (2018), na população de 10 anos ou mais, a parcela que tinha celular para uso pessoal, passou de 77,1%, em 2016, para 78,2%, em 2017. Com isso, pode-se inferir que cada vez mais o uso de aparelhos celulares, está presente no dia-a-dia das pessoas. E consequentemente, o acesso facilitado às redes sociais.
Quando uma organização militar se predispõe a abrir um perfil em uma rede social, o intuito, no caso da Força Aérea Brasileira, é fortalecer as ações de projeção e proteção da sua imagem por meio de uma maior aproximação com seus principais públicos de interesse. Mas, criar e manter um perfil oficial, significa planejamento e cuidado, pois esse tipo de ferramenta tem como uma de suas características, a velocidade de disseminação de informações. As mídias sociais não deveriam ser utilizadas apenas preocupando-se em “informar e divulgar” uma instituição. A ideia é que as organizações ajam interativamente para que consigam assim, uma ferramenta de fidelização dos públicos.
Pensando na importância desta questão, a Academia da Força Aérea Brasileira, responsável pela formação de futuros Oficiais Superiores, a partir do ano de 2005 incluiu em seu currículo de formação, a disciplina de Marketing, onde o tema de Relações Públicas é exposto e trabalhado em sala de aula. Mais recentemente, entre os anos de 2018 e 2019, em uma última reestruturação curricular, a disciplina sofreu algumas mudanças, e mais ênfase foi dada a essa questão, incluindo a exposição da Força nas redes sociais, no seu currículo de formação. O objetivo deste trabalho será o de apresentar, a importância que a organização dá à atividade de relações públicas, por meio das suas redes sociais. Essas ações são descritas não só no uso das ferramentas da atividade de relações públicas, como o uso de contas oficiais nas redes sociais, mas também por meio de algumas ações na formação do futuro oficial da Força Aérea Brasileira.
Palabras clave
Ponencia Online
Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia
Deja tu comentario
Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.