Acolher crianças e jovens em perigo é minimizar o perigo de não se ligarem, de não aprenderem a aprender e de não aprenderem a retirar prazer do desafio que é crescer. Na atualidade, as casas de acolhimento residenciais (CAR) confrontam-se com muitas limitações, logo urge a diferenciação, inovando. O D’AR-TE é um projeto piloto ao nível do modelo de intervenção em CAR, a decorrer de Março de 2020 a Dezembro de 2022, que pretende ser uma resposta inovadora, com integração sistémica de um conjunto de atividades de estimulação que visam o fomento de competências pessoais, de socialização interpessoal e de estímulo das relações. As atividades do D’AR-TE, dirigidas a 24 crianças e jovens em CAR, situam-se em torno de 2 eixos. O eixo “Promover o EU” inclui o Desporto (Judo e Ioga); um espaço de Arte (teatro/curta-metragem, música e expressão corporal/dança) e a Realidade Virtual (criação, desenvolvimento e utilização de ferramentas inovadoras de realidade virtual para promoção de funções executivas). O eixo “Promover o NÓS”, integra atividades grupais, com famílias (eficácia da partilha, comunicação assertiva pais-filhos e estabelecimento de fronteiras educativas) e com pares não institucionalizados (atividades desportivas, artísticas e recreativas que potenciem quebras de ciclos de isolamento relacional e social e diminuam o estigma social da institucionalização). A avaliação será desenvolvida em dois níveis. A nível intra-sujeito, no início e no fim do projeto, centrada em três domínios: comportamental (ocorrência de comportamentos agressivos na CAR e na escola; comportamento alimentar; utilização de psicofármacos, integração em consultas de especialidade; processos tutelares educativos e crime; notas escolares); fisiológico (níveis de cortisol) e cognitivo e emocional (competências individuais, relacionais e académicas; perceção de agressão, de suporte social; de auto-conceito, de auto-estima, de práticas parentais; avaliação do bebé; avaliação neuropsicológica). O segundo nível será inter-grupos, onde serão comparadas as quatro CAR (duas que integram o D’AR-TE e outras duas que se constituirão como grupo de controlo). Pretende-se no final do projeto elaborar um manual de boas práticas e apresentar um modelo passível de ser replicado noutras CAR.
Palabras clave
Ponencia Online
Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia
Michelle Matos Duarte
Comentó el 08/12/2020 a las 15:59:19
Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar o maravilhoso projeto. Creio que nossa sociedade deveria promover mais projetos globais e multidisciplinares como este, que atendam as necessidades das crianças e jovens. Gostaria de saber se a futura publicação do manual de boas praticas será traduzida a outros idiomas?
Responder
Fátima Cristina Silva Ribeiro Gameiro
Comentó el 08/12/2020 a las 20:45:40
Muito obrigada Michelle pelas Suas palavras.
Efetivamente é um dos nossos objetivos.
Responder
Paula Ferreira
Comentó el 10/12/2020 a las 12:05:48
Bom dia Michelle, este projeto, como referimos na apresentação, só terminará em final de 2022. Tal significa que só teremos um manual de boas práticas por volta dessa altura, o que não implica que ao longo do projeto não façamos a identificação de algumas dessas boas práticas e que as possamos compartilhar com a comunidade científica.
Responder
Ana Margarida Lopes Pedro
Comentó el 10/12/2020 a las 18:01:35
Boa tarde Michelle, obrigada. Numa primeira fase o Manual de Boas Práticas será em português, mas posteriormente gostaríamos de o ter disponível em outras línguas, para partilhar com a Comunidade Cientifica e com Entidades Congéneres os resultados.
Responder