Nos dias de hoje, com uma sociedade cada vez mais multicultural, justifica-se plenamente um conhecimento prévio das orientações e especificidades culturais das pessoas e daí a pertinência e relevância de incluir-se no plano formativo as temáticas da multiculturalidade, diversidade cultural, interculturalidade, comunicação e competência cultural, e despertar o interesse dos estudantes para os conceitos fundamentais e sua praticidade no contacto com pessoas diversas.
O curso de Serviço Social forma profissionais que, no geral, no âmbito da sua atividade, vão interagir com pessoas de diferentes origens: diferentes culturas, hábitos, costumes, tradições, normas, valores e religiões, daí a relevância de aprofundamento e contato com estas na formação dos estudantes de Serviço Social, no sentido de provocar temáticas.
Pretende-se, com este trabalho, dar a conhecer as principais atividades pedagógicas inovadoras a introduzir na UC Intervenção na área da Diversidade e da Interculturalidade da Licenciatura em Serviço Social da Universidade Lusófona.
Cremos que as Práticas pedagógicas inovadoras propostas a desenvolver, no presente ano letivo, permitirá de uma forma plena e eficaz a transmissão dos conhecimentos através das novas tecnologias disponíveis, bem como permite proporcionar a todos os estudantes de Serviço Social a oportunidade de desenvolver capacidades de comunicação, relação, destreza, sensibilidade, criatividade, reflexão, inquietação e inovação desenvolvendo em simultâneo, uma postura crítica e proativa face ao Outro culturalmente diferente e a um mundo cada vez mais plural.
Palabras clave
Ponencia Online
Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia
María Pantoja González
Comentó el 14/12/2020 a las 12:51:51
Estimada Hélia,
Enhorabuena por el trabajo realizado, a pesar del idioma he podido captar las ideas clave de su comunicación. Es un placer aprender de otros sobre aquellas prácticas pedagógicas que nos demanda la escuela actual para hacer frente al reto de atender a la diversidad del alumnado, cada vez más creciente.
Un saludo.
Responder
Hélia Bracons
Comentó el 14/12/2020 a las 16:29:41
Gracias Maria pela mensagem.
Saludos e bom trabajo
Responder
Hélia Bracons
Comentó el 11/12/2020 a las 19:18:09
Olá Sonia
grata pela mensagem. Sim, para além da apresentação de culturas específicas presentes em Portugal , os alunos de outras naturalidades, são convidados a apresentar também a sua cultura específica e trazem comida, música, veem vestidos a rigor, trazem materiais da cultura de origem. é muito enriquecedor para todos esta troca. Gracias, Abraço
Responder
Sonia Díaz-Navarro
Comentó el 11/12/2020 a las 11:49:55
Buenos días Hélia, enhorabuena por tu trabajo. Considero que los objetos materiales (principalmente artísticos pero también cotidianos y religiosos) de las diferentes sociedades son una de las principales vías para conocer y definir una cultura. Habéis pensado en realizar (con impresoras 3D) o adquirir réplicas de esos objetos de la cultura material de los alumnos con diferente origen/cultura? Muchas gracias, un saludo.
Responder