Introdução: A interação dos consumidores com o varejo através das redes sociais no Brasil evoluiu, sendo essas cada vez mais utilizadas para pesquisa por produtos, comparações de preços, localização de lojas e busca por recomendações, onde o resultado quanto à influência dessa interação na decisão de compra dos consumidores se destacou atingindo um percentual de 77% em 2015. Neste sentido a relevância do estudo se dá pela observação da constante evolução das tecnologias digitais, inclusive com a inserção da internet e das redes sociais no cotidiano dos consumidores, o acesso à internet nos domicílios brasileiros era de 48% e em 2016 esse índice passou para 69,3%, sendo assim, considerando importância dos consumidores para a sobrevivência das empresas se faz necessário entender seu comportamento diante as mudanças ocorridas, estando eles cada vez mais conectados, utilizando a internet para conhecer e se comunicar com as empresas.
Objetivo: Verificar a utilização das redes sociais virtuais como fontes de informações pelos consumidores no comércio varejista.
Metodologia: Para a obtenção dos dados, foram aplicados dois questionários do tipo fechado à 16 empresas de pequeno porte de comércio varejista do munícipio de Rondon do Pará, localizado no estado Pará, na região norte do Brasil e a 96 clientes dessas empresas.
Discussões e Resultados: Enquanto os consumidores utilizam das redes sociais virtuais como meio de interação social e entretenimento, as empresas ao perceberem a oportunidade passaram a utilizá-las para propagar sua marca, causando mudanças também no comportamento de seus clientes, estando eles cada vez mais informados e conectados.
No caso das empresas, as principais mudanças ocorreram no marketing, fazendo com as mesmas mudassem sua forma de se comunicar com seus clientes. A relação empresa/cliente tornou-se cada vez mais próxima, com as redes sociais virtuais como aliadas neste processo, sendo utilizadas pelas empresas como uma vitrine para a exposição dos seus produtos e/ou serviços.
Em relação aos clientes, torna-se possível perceber as mudanças ocorridas em seu comportamento, considerando que o acesso à informação se tornou mais simples e rápido. Assim, os consumidores passaram a possuir maior poder de escolha por determinada marca, produto ou serviço, uma vez que com o nível de informações disponíveis atualmente, tornou mais simples a realização de comparações entre os mesmos, levando em consideração que existem diversos fatores que influenciam o indivíduo até o fechamento da compra, assim, cabe às empresas acompanhar este novo comportamento assumido por seus clientes.
Conclusões: O estudo realizado possibilitou uma visão das mudanças ocorridas no comportamento das empresas e dos consumidores, considerando o grande número de informações que circulam diariamente na internet, com foco nas redes sociais virtuais, demonstrando como a utilização das mesmas pelas empresas podem influenciar na decisão de compra dos consumidores, contribuindo assim para empresas locais no desenvolvimento de suas estratégias de marketing digital, tanto no relacionamento com o cliente, quanto nas formas de atraí-lo.
Palabras clave
Ponencia Online
Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia
Miguel Angel Ajuriaguerra Escudero
Comentó el 11/12/2020 a las 16:58:22
Bom dia Carlos e Ludimila
Tenho muito interesse em saber como as redes sociais podem ser utilizadas de forma tão geral em uma cidade. Mas, pode essa experiência ser uma opção para o desenvolvimento de empresas em dificuldade de crescimento?
Muito obrigado a ambos.
Cumprimentos,
Responder
Carlos Cesar Santos
Comentó el 11/12/2020 a las 23:44:32
Prezado Miguel, muito obrigado por seu interresse em nossa pesquisa. A Cidade de Rondon do Pará, onde o estudo foi feito possui alguns especificidades que permitem o uso das redes sociais dessa maneira, por tratar-se de uma pequena cidade inserida no bioma amazônico, não dispor de redes locais de TV e nem de mídia impressa, contanto apenas com uma radio local, as redes sociais foram inseridas no dia a dia dos pequenos negócios como o instrumento, muitas vezes principal, de divulgação e comunicação com os clientes. As evidencias empíricas mostraram que nesse contexto sim é possível que as empresas possam olhar para as redes sociais como uma ferramenta de crescimento, especialmente em relação ao número de clientes novos e a aumento das vendas em dadas especificas.
Responder
Carlos Cesar Santos
Comentó el 11/12/2020 a las 23:47:06
Observou-se também que a satisfação do cliente pós-venda também melhora com a utilização desse canal para comunicação com o cliente. Neste sentido por tratar-se de uma solução de baixo custo operacional, é recomendado para empresas que encontra-se com dificuldade de crescimento.
Muito obrigado. Saudações do Brasil.
Responder