CÓD.N04-S01-B-18 ONLINE

UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A PESQUISA HISTÓRICO-BIOGRÁFICA COM BASE NA PRODUÇÃO FONOGRÁFICA

A produção fonográfica relacionada à música popular brasileira que se desenvolveu a partir do início do século XX constituiu-se como um registro histórico, tanto relacionado à obra de um músico, cantor ou compositor, como o retrato de uma época, um patrimônio cultural que permite retratar estilos e tendências artísticas, estratégias de inserção no mercado de trabalho e a construção da identidade musical.

De acordo com o historiador Silvano Fernandes Baia (2011), o fonograma contribuiu decisivamente para o desenvolvimento das formas musicais populares, sua circulação e recepção, e influiu decisivamente nos seus rumos em conjunção com o mercado e em articulação com o seu público através de um conjunto de mediadores.

Considerando o ambiente de produção das obras gravadas de um artista de música popular, o objetivo deste trabalho é explorar as possibilidades contidas num registro fonográfico, enquanto uma das principais fontes para a organização de um levantamento biográfico e a investigação histórica. A análise contextual das informações contidas no registro fonográfico possibilita estruturar a memória, estimular e posicionar o entrevistado na linha do tempo, facilitando a construção da narrativa.

A pianista, cantora e compositora brasileira Tania Maria (1948- ) desenvolveu sua carreira artística fora do Brasil por mais de quarenta anos. Sua performance instrumental fortemente relacionada à distintas modalidades rítmicas presentes na cultura musical brasileira e a uma improvisação jazzística reflete um padrão frequente em diversos festivais internacionais. Um fenômeno que expressa a força e a determinação de uma mulher num campo artístico predominantemente masculino da música popular instrumental, que na visão do pesquisador Ricardo Santiago (2009) trata-se de um campo ainda pouco explorado no meio acadêmico.

A produção fonográfica de Tania Maria engloba mais de quarenta discos gravados em países como o Brasil, França, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Japão e Áustria, e refletem em grande escala a conjuntura em que desenvolveu sua carreira, suas escolhas e suas estratégias de inserção em nichos distintos do mercado artístico internacional.

A metodologia aplicada à pesquisa busca explorar as informações relacionadas à produção sonora a partir dos primeiros LP’s de Tania Maria gravados na França: “Via Brazil 1 e 2” (1975) e “Brazil with my soul” (1978).  Os dados englobam a “capa do disco” como a primeira impressão da imagem da artista junto ao público-alvo;  o “título” que descreve a temática da obra ali reunida; a “construção do repertório” ao longo do tempo, as referências consideradas clássicas e os gêneros musicais utilizados, que conforme afirmam Robert Faulkner e Howard Becker (2009), permitem explorar o desenvolvimento da identidade musical; a “ficha técnica”, que apresenta os profissionais participantes e locais de gravação, que nas palavras de Lucy Green (2002), refletem o contexto e as relações constituídas no meio musical.

Dentro destes universos da produção fonográfica, as informações reunidas em cada mídia separadamente e posicionadas ao longo do tempo permitem explorar tendências e direcionamentos específicos como um recurso metodológico na condução de entrevistas semiestruturadas a serem realizadas junto a um artista.

 

 

Palabras clave

Biografia Música Popular Brasileira. Produção Fonográfica

Ponencia Online

Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia

Ver el video en youtube


Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Luiz Sergio Ribeiro Silva

Ver Perfil


Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 9 comentarios en esta ponencia

    • profile avatar

      Rafael Marfil-Carmona

      Comentó el 11/12/2020 a las 23:28:01

      E... atenção a herança fonográfica é a herança não só do artista, mas também das nossas vidas.

      Responder

    • profile avatar

      Rafael Marfil-Carmona

      Comentó el 11/12/2020 a las 23:25:26

      Saudações e felicitações pela investigação. Não sou um especialista em som, apenas apaixonado por música. Mas penso que há muito pouca cultura de valorização do património sonoro e muito menos do fonográfico. Nunca abandone essa linha de trabalho! Esse tipo de património é muito valioso. Obrigado por esta contribuição para o nó I coordenado.

      Responder

    • profile avatar

      Ana Quiroga Álvarez

      Comentó el 11/12/2020 a las 15:58:24

      Permítame que le realice la pregunta en español, ya que no domino el portugués.
      Muy necesaria la propuesta, no solo por el interés académico sino también por descubrirnos a una artista como Tania María, a quién no tenía el gusto de conocer.
      Es curioso como figuras como Tania María apenas son conocidas en España, donde sí que ha tenido una impronta destacada la Bossa Nova. Es curioso cómo la postura reivindicativa de Tania María contrasta con otras artistas como Astrud Gilberto, que sí ha logrado tener un espacio en las emisoras españolas y que sigue siendo mundialmente conocida. ¿Se ha planteado la posibilidad de un análisis comparativo de Tania María con otras compositoras? ¿ Hasta qué punto consideras que el trabajo de Tania María estaría conectado con su posición como sujeto activo dentro de la escena cultural?

      Muito obrigada.

      Responder

      • profile avatar

        Luiz Sergio Ribeiro Silva

        Comentó el 11/12/2020 a las 17:12:20

        Fiquei muito feliz com seus comentários. Te agradeço muito. Minha pesquisa aborda as estratégias de Tania Maria para inserção no mercado internacional. Como bem apontado por você na comparação com artistas como Astrud Gilberto, Tania Maria faz um caminho diferente ao explorar a técnica percussiva no piano. A pesquisa tem um foco na construção da identidade musical brasileira, no papel exercido pela mulher, seus desafios, escolhas e conquistas um ambiente predominantemente masculino da música instrumental. No projeto, comparei o estilo de Tania Maria com Eliane Elias, também brasileira, mas com um perfil muito restrito à Bossa Nova e ao Jazz. E também vale a pena conhecer. Muchas Gracias!

        Responder

        • profile avatar

          Ana Quiroga Álvarez

          Comentó el 11/12/2020 a las 17:54:36

          Francamente interesante. ¿Ha pensado comparar su caso con el de artistas actuales brasileiras que también se alejan de los marcos convencionales en otros géneros musicales? Estoy pensando en Linn da Quebrada, por ejemplo, mujer trans y activista de los derechos LGTB.
          Muito obrigada.

          Responder

          • profile avatar

            Luiz Sergio Ribeiro Silva

            Comentó el 11/12/2020 a las 18:03:42

            Com certeza. É uma quebra de paradigmas. E hoje o papel do Trans em várias áreas da arte e da cultura abre um espaço imenso para novas abordagens com enfoques também políticos e sociais. Acho que durante o doutorado farei algum artigo neste sentido. Fiquei curioso pra conhecer mais sobre o seu trabalho. Preciso aprender espanhol urgente. Meu facebook é https://www.facebook.com/sergio.ribeiro.1232760
            Meu emai: marcatempo@gmail.com
            Linkedin: Luiz Sergio Ribeiro da Silva

            Responder


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.