CÓD.N02-S05-17 ONLINE

Recifes de corais em Realidade Aumentada: uma experiência em comunicação da ciência

Comunicar a ciência de uma forma acessível e atrativa, com vistas à promoção de mudanças comportamentais significativas, é um dos desafios da comunidade científica. Especialmente em tempos de falsos especialistas nas redes digitais e de saturação de dados nos vários meios de comunicação como nunca antes, é cada vez mais necessário estabelecer contato direto e sensível entre ciência e sociedade – da Física à Sociologia, do Direito à Ecologia. Pesquisados por cientistas de todo o mundo, os recifes de corais estão entre os ecossistemas mais produtivos do planeta e, no entanto, a comunidade científica prevê perda de mais de 60% desse ambiente até 2030 – ano em que também está em vigor o objetivo de “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos”, como descrito na proposta do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a Agenda 2030 de número catorze, dentre os dezessete ODS da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, para combater essas ameaças e ampliar a cooperação internacional em pesquisas para sua conservação, a ONU declarou 2021 a 2030 a Década do Oceano. Nesse cenário, os recifes de corais, embora representem menos de 0,1% do oceano, estão entre os ecossistemas mais produtivos do planeta, oferecendo inúmeros bens e serviços como fonte de renda, alimento, lazer, proteção de costa, etc. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar uma experiência de comunicação da ciência a partir de uma exposição fotográfica sobre recifes costeiros, realizada em caráter experimental e inovador no Nordeste do Brasil. Na experiência foram utilizadas 16 fotografias subaquáticas, acompanhadas por material complementar em Realidade Aumentada acessada via smartphones. Voltada ao público escolar, a experiência aliou imagens de espécies marinhas locais com vídeos em linguagem acessível com informações de caráter científico, aliando técnicas de animação, captação de imagens, sonoplastia e produção textual reunidos pela Realidade Aumentada. A metodologia utilizada para esta análise foi a observação direta e a aplicação de questionários, para avaliar o impacto causado pela exposição entre os visitantes, antes e depois da passagem pela mostra fotográfica. Os resultados mostram que o uso da linguagem visual, audiovisual e “virtual”, no viés da realidade aumentada, aproximou os estudantes da temática, ampliando sua compreensão, cuidado e valor agregado aos recifes costeiros. Estudantes que já possuíam relação direta com o ecossistema apresentado, sendo muitos filhos ou familiares de pescadores, revelaram desconhecimento de vários organismos fotografados e ficaram surpresos com as descobertas, estabelecendo um discurso de preservação do ecossistema exposto, a partir da experiência imagética. O trabalho, assim, traz como contributo uma proposta de aliança entre ciência e plataformas digitais na sensibilização da sociedade para valorização da ciência.

Palabras clave

Comunicação em Ciência Conservação Fotografia subaquática Realidade Aumentada Recifes de corais

Ponencia Online

Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia

Ver el video en youtube


Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Christinne Costa Eloy

Ver Perfil

profile avatar

Henrique E. C. França

Ver Perfil


Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 6 comentarios en esta ponencia

    • profile avatar

      Antonio Perez Manzano

      Comentó el 14/12/2020 a las 10:33:33

      Estimados Christinne y Henrique,
      Me ha parecido muy interesante el uso de realidad aumentada para aumentar el interés por este tipo de contenidos ¿qué software de RA habéis utilizado?
      Saludos!
      Antonio

      Responder

      • profile avatar

        Christinne Costa Eloy

        Comentó el 14/12/2020 a las 17:11:10

        Estimado Antonio,
        gracias por comentar.
        Hemos utilizado el APP HPReveal y después PlugXR
        Pero desde julio de 2020 HPReveal que era gratuito se ha convertido en software de pago. Lo mismo sucedió con PlugXR.
        Como no teníamos financiación para el proyecto, no fue posible mantener la aplicación en uso.
        Ahora, estamos buscando fondos para mantener el proyecto creciendo.
        Si tiene alguna sugerencia, me encantaría saber.
        Saludos!

        Responder

    • profile avatar

      María Purificación Subires Mancera

      Comentó el 12/12/2020 a las 02:10:44

      Estimados Christinne e Henrique:

      Parabens pela sua comunicação. A experiência apresentada é muito interessante. Gostaria de perguntar-lhes se já pensaram em fazer uma maior divulgação do projeto, com novas exposições em outros lugares, dentro ou fora de Brazil e se os vídeos estão disponíveis on-line para a sua visualização.

      Muito obrigada.

      Cordiais cumprimentos.

      Responder

      • profile avatar

        Christinne Costa Eloy

        Comentó el 12/12/2020 a las 18:23:21

        Estimada María Purificación,
        ficamos felizes que tenhas achado o tema interessante e agradecemos pelo seu comentário.
        O projeto foi divulgado em um evento em Portugal e hoje a exposição está no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde, Porto.
        Temos muito interesse em dar maior visibilidade ao projeto e ampliar a divulgação. Em princípio, devemos utilizar as redes sociais (Instagram, Youtube) e a ideia é levar a exposição a outros lugares onde possa ajudar na divulgação desse conteúdo, embora específico, mas de suma importância para a nossa qualidade de vida.
        Estamos abertos a convites para expor o material.
        No facebook do CMIA os vídeos foram disponibilizados. Sinta-se convidada a conferir.
        Cordialmente,
        Christinne

        Responder

    • profile avatar

      Jair Esquiaqui

      Comentó el 10/12/2020 a las 14:13:24

      Muito obrigado Christinne, pela tua exposição! Tinha certa informação sobre a importância dos corais para o meio ambiente, mas não sabia sobre a sua verdadeira função como guardiãs dos ecosistemas marinhos! É muito importante incentivar a proteção desses importantes seres vivos tendo como aliadas as vantagens da comunicação e da tecnologias sobre tudo para os mais jovens!
      Cumprimentos.

      Responder

      • profile avatar

        Christinne Costa Eloy

        Comentó el 10/12/2020 a las 14:38:36

        Estimado Jair, agradeço seus comentários.
        Fico feliz em poder contribuir com a comunicação da ciência nessa área.
        Certamente a tecnologia e as mídias digitais têm muito a oferecer.
        Forte abraço e parabéns pela coordenação!

        Responder


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.